Na dúvida não clique em emails suspeitos – é um conselho que todos deveriam seguir. É cada vez mais comum que as pessoas recebam e-mails com ligações suspeitas, anexos maliciosos e outros conteúdos suspeitos. Estes e-mails geralmente contêm códigos maliciosos que podem infectar os seus computadores e smartphones e, a longo prazo, comprometer a sua segurança online.
É por isso que, se estiver na dúvida, é melhor não clicar em qualquer ligação ou anexo suspeito de qualquer e-mail que receba. Se não estiver absolutamente certo de que o e-mail é legítimo, deverá ignorá-lo ou apagar o e-mail imediatamente.
Proteja–se contra malware
Tenha em mente que os hackers usam muitas técnicas para tentar enganar os usuários, como criar e-mails com nomes e endereços de remetentes falsos, envio de e-mails de phishing que aparecem como se tivessem a ver com empresas ou serviços conhecidos, envio de e-mails que contêm anexos maliciosos e muito mais. Por isso, é sempre importante ter cuidado com quaisquer e-mails suspeitos e não clicar em ligações ou anexos desconhecidos.
Faça backup dos seus dispositivos e use anti-vírus
Além disso, é importante que faça backup dos seus computadores e smartphones regularmente para que, se for infectado por qualquer malware, possa restaurar os seus dados facilmente. Isto deverá ser combinado com um software antivírus e anti-malware confiável que lhe permita detectar e remover qualquer malware que possa ter entrado no seu computador.
De forma a reduzir o risco de receber e-mails maliciosos, também deve ser cuidadoso com quem partilha os seus endereços de e-mail. Evite partilhá-los com pessoas desconhecidas ou em sites que não sejam confiáveis. Além disso, certifique-se de que o seu servidor de e-mail tem uma boa proteção contra vírus e malware, para que possa bloquear automaticamente quaisquer e-mails maliciosos.
Se estiver na dúvida não clique em emails suspeitos de forma alguma
Por último, é importante que tenha cuidado com as ligações que recebe nas redes sociais, pois estas também podem ser usadas para espalhar malware. Se estiver a receber ligações suspeitas, não as clique e não se esqueça de informar os seus amigos, para que eles possam também se proteger.
Em suma, se estiver na dúvida, é melhor não clicar em quaisquer ligações ou anexos de e-mails suspeitos. Tenha cuidado com quem partilha o seu endereço de e-mail e use um software antivírus e anti-malware fiável para proteger o seu computador e smartphone. Se tiver alguma dúvida, é melhor não arriscar e apagar o e-mail imediatamente.